Monday, February 20, 2012

Arriscar é: envelhecimento activo

 "A Dona Maria é uma senhora de 92 anos,  miúda, e tão elegante, que todos os dia às 08 da manhã ela já está  toda  vestida, bem penteada e discretamente maquilhada,  apesar da sua pouca visão.
E hoje ela  mudou-se para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra  solução.
Depois de esperar pacientemente durante duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando lhe vieram dizer que seu quarto estava pronto.
Enquanto ela manobrava o andarilho em  direcção ao elevador, fui-lhe dando uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.

Ela  interrompeu-me com o entusiasmo de uma criança que acabou de ganhar algo que desejava muito.
- Ah, eu gosto muito dessas cortinas...
-  Dona Maria, a senhora ainda nem viu o seu quarto... Espere um  pouco...
- Isso não tem nada a ver  -respondeu ela; a felicidade é algo que você decide por  princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não  depende de como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo  as minhas expectativas.
E eu já decidi que vou gostar. É uma decisão  que tomo todos os dias quando acordo.

Sabe, eu  posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho  em certas partes do meu corpo que não funcionam bem. Ou posso  levantar-me da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem e estão boas.
- Assim tão simplesmente?
- Nem por isso! Isto é para quem tem  autocontrole e todos podem aprender. Exigiu e exige de mim um certo 'treino' pelos anos fora, mas é  bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em  consequência, os meus sentimentos.

Calmamente ela continuou:
-  Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para si é: depositar muitas alegrias e felicidade na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada  por este seu depósito no meu Banco de lembranças. Como vê, eu ainda
continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida,  sábio é quem a simplifica".

(Adaptado)

Arriscar é: provar o amor

Se o amor não precisasse de ser provado Jesus não teria morrido na Cruz. Temos mesmo dar provas do nosso amor!