Thursday, March 08, 2012

Arriscar é: Quaresmar 11

"Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. A dado momento ele deteve-se numa clareira e depois de um pequeno silêncio perguntou-me:
- Além do cantar dos pássaros, estás a ouvir mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou a ouvir um barulho de carroça.
- Isso mesmo  - disse meu pai  - é uma carroça vazia.
Perguntei ao meu pai: - Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora  - respondeu o meu pai - é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa a falar demais, gritando para intimidar, tratando os outros com agressividade, de forma inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de toda a gente  e a querer demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai a dizer:
-Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz!"...
(Adaptado)

Arriscar é: provar o amor

Se o amor não precisasse de ser provado Jesus não teria morrido na Cruz. Temos mesmo dar provas do nosso amor!